Artigo: A pressão pré-vestibular

Compartilhe esta notícia:

Por: Arthur Micheloni*

O momento mais importante para qualquer estudante é o vestibular. E esse grande dia sempre vem com aquele friozinho na barriga né?

Geralmente a sensação é de que não iremos conseguir, não vai dar certo. São muitas matérias e muito material diferente para estudar. E o pensamento de que temos que gravar todo o conteúdo é um pouco desesperador para vários estudantes. Além disso, ainda tem a dúvida do que irá cair na prova.

Dar conta de estudar todo o conteúdo e ainda ter a segurança de que estamos escolhendo a profissão certa é ainda mais angustiante.

Para muitos, essa é o primeiro contato com o peso da responsabilidade do mundo adulto em nossas costas. Nesse momento começa o questionamento o tempo todo. É o momento em que esperamos tomar o controle de nossas vidas e, assim, tomando a melhor decisão e buscando a melhor resposta para uma pergunta que pode definir o resto da sua vida.

Talvez, a pressão dos pais seja a que mais pese para todos, já que muitos projetam seus próprios desejos nos filhos e acreditam que essa é a melhor decisão para os filhos, assim, criando uma extrema pressão sobre o jovem.

Muitas vezes se irritam quando percebem que o que tentam orientar não é o que o jovem estudante deseja para sua vida, já que, na cabeça deles, não existe espaço para o desejo pessoal (já que são apenas crianças).

Geralmente o foco acaba sendo o status e a situação financeira e não o que o jovem quer ou qual a sua maior vocação.

Algumas vezes, os pais são proprietários de algum negócio e querem que os filhos assumam os mesmos, assim, causando uma dificuldade em aceitar que eles possam querer outra área de atuação.

Não devemos questionar se os pais estão certos ou errados, mas exemplificar situações que acabam se somando em um momento tão delicado que é a preparação da escolha profissional.

Juntando toda essa problematização, conseguimos entender o quanto o vestibular acaba sendo uma grande tortura para muitos adolescentes, principalmente para os que não encontram apoio nesse momento tão desafiador. Além de toda a pressão que muitas vezes encontram na família, ainda precisam lidar com a própria pressão, pois não querem errar, querem ver os seus nomes estampados nas paredes do colégio quando sair o resultado do vestibular.

Esse é um momento muito delicado e nada fácil de lidar, principalmente quando o resultado for contrário do esperado, assim, as pressões aumentam, como ter que encarar mais um ano de cursinho e repetir toda a pressão pré-vestibular.

Devemos preparar nossos adolescentes para vivenciarem melhor esses momentos pois isso evitaria muitas crises de ansiedade, depressão e insônia.

É importante que possamos olhar para o nosso descontrole emocional e buscar ajuda terapêutica

Oriente seus filhos, façam exames vocacionais, acompanhamentos psicológicos e principalmente, aceite e apoie as suas decisões.

Um ótimo vestibular e ENEM a todos.

* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: